sábado, 4 de dezembro de 2010

Cemat esclarece problemas na distribuição de energia de Gaúcha do Norte

Durante 22 horas e 10 minutos, Gaucha do Norte reviveu a experiência do “apagão” entre os dias 11 e 12 de outubro. A falta de energia teve início por volta das 16h da segunda-feira (11.10) e voltou na terça-feira (12.10). Segundo os representantes da Cemat de Gaúcha do Norte, o problema aconteceu nos fundos da Fazenda Munique, em local de dificil acesso, em que um cabo saiu do isolador em função do vento, para esclarecer a motivação da falta de energia dos últimos dias, a equipe de redação do tablóide Foco na Cidade conversou no ultimo dia 09.11 com o representante comercial em Gaúcha do Norte das Centrais Energéticas de Mato Grosso (Cemat ) empresa do grupo Rede Energia, Sr. Albeni Félix Cruz.
O representante comercial Sr. Albeni, informou ao tablóide que esses problemas acontecem no período chuvoso, porém, a Cemat vem trabalhando constantemente na prevenção de problemas desta natureza. A possível raiz do problema esta na estrutura utilizada para interligar a usina hidrélica PCH de Paranatinga (localizada no couto) até Gaúcha, pois, na época da implantação da rede foi utilizadada a estrutura de cruzeta N1, e não a PT1, isso não significa que a rede tenha sido instalada de forma errada, apenas foi disposta de uma forma não convencional, ressaltando que a estrutura e a instalação da rede foi devidamente avaliada e aprovada por engenheiros e pelo setor responsável.
Para sanar estes problemas e realizar um trabalho preventivo, entre os dias 02.11 a 04.11 esteve na cidade uma equipe da Cemat de Barra do Garças com 20 profissionais, 2 caminhões e 5 viaturas leves para dar manutenção na rede elétrica, neste período foram instaladas cruzetas do rio Kuluene até o fundo da fazenda munique, em outros trechos foram trocados os modelos dos isoladores utilizados.
Segundo o Sr. Albeni Cruz existe a previsão da equipe se deslocar novamente ao município na primeira quinzena de dezembro para terminar a instalação de isoladores em alguns trechos até a subestação na cidade e, para realizar uma manutenção preventiva na zona urbana, com poda de arvores, troca de isoladores e se necessário troca de postes.

MITOS:

O representante da Cemat em Gaúcha do Norte, Sr. Albeni nos esclareceu que, não houve nos ultimos dias acidente envolvendo a rede elétrica de alta tensão, portanto, todo especulação de que a causa da falta de energia entre os dias 11 e 12.10 teria sido um acidente envolvendo um caminhão, outros ainda afirmaram que teria sido um “correntão”, nenhum destes fatos são verídicos, são apenas mitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário