quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Representantes da Funai e Ipeax propõe parcerias com a administração municipal de Gaúcha do Norte

Da esquerda para direita: Maria Inê (repres. da funai), Ianakula (repres. do Ipeax), Ralsley Borges (gestor municipal do Bolsa Família), Marli Aléssio (primeira dama), Paraná (articulador da saúde indígena)

Na manhã desta quarta-feira (20.10) representantes da FUNAI e IPEAX reuniram-se na sede do CRAS com a primeira dama Sra. Marli Aléssio, representando o prefeito municipal, e com as equipes da assistência social e do CRAS, juntamente com o articulador de assuntos da Saúde Indígena, popular “Paraná”, para discutir um trabalho conjunto no município de Gaúcha do Norte em favor dos povos indígenas locais.
No encontro, a chefe do centro de cultura indígena, Sra. Maria Inê e o indigenista chefe de divisão, Sr. Ianakula Rodarti, buscaram identificar as dificuldades locais, quais os apontamentos de demandas para se trabalhar com os povos indígenas do município, buscando firmar um trabalho conjunto com a equipe de saúde e assistência social para atender as etnias do Parque Xingu dentro do território de Gaúcha do Norte.
Segundo os representantes, a principal missão do encontro é consolidar maior apoio em especial financeiro ao município, segundo o Sr. Ianakula, é visto o esforço do prefeito municipal em prestar um serviço de qualidade para as comunidades indígenas, portanto, um dos grandes desafios daqui para frente, será trazer a Funai para dentro do município, "precisamos trazer com urgência um braço forte da Funai pra cidade", alem de, elaborar um estudo de demanda para auxiliar financeiramente a assistência social facilitando o acesso indígena a serviços do INSS em Paranatinga. A partir de um levantamento inicial da demanda indígena local, serão estudados valores que auxilie o índio desde sua saída até sua volta a aldeia quando o mesmo tiver que se deslocar para obter serviços do INSS.
Segundo a equipe, muitos serão os desafios que nascerão deste encontro, o fortalecimento e a vinculação do nome de Gaúcha do Norte às etnias que pertencem ao município, a conscientização do comércio local para se adaptarem as demandas da população indígena e, a vinculação de recursos de incentivo a saúde indígena. Segundo a representante da Funai, Sra. Inê, ela passará a fazer um trabalho conjunto e constante em parceria com o município, agendando visitas a cidade para conhecer em loco a realidade e orientar brancos e índios em suas demandas.

Redação: Gilmar Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário